10 situações comuns que as mulheres não podiam fazer 100 anos atrás

10 situações comuns que as mulheres não podiam fazer 100 anos atrás

A história mudou muito para as mulheres.

Os direitos das mulheres mudaram muito durante a história. Sempre existiu uma luta por seus direitos e 100 anos atrás eram proibidas de entrar em certos lugares e fazer algumas coisas. Hoje te damos 10 exemplos de coisas que as mulheres não podiam fazer 100 anos atrás.

 

1. Fazer compras sozinha

Era necessário estar acompanhado de um homem para sair de casa e principalmente fazer compras. Os homens precisavam “protegê-las” e eram proibidas de entram em certos lugares.

 

2. Usar calças

Veja também: 20 imagens que mostram como a censura é imposta em nações do Oriente Médio

Era muito comum que as mulheres usassem somente saias. Não era aceito pela sociedade que as mulheres usassem calças. Em alguns países o ato era até mesmo considerado ilegal. Calças eram um símbolo de masculinidade e rebeldia.

 

3. Votar

Os homens não gostavam que as mulheres falassem em política e por isso não as deixavam votar. Acreditavam que o cérebro das mulheres era inferior.

 

4. Ter uma conta no banco e cartões de crédito

Dinheiro “não era coisa de mulher”, então elas não podiam abrir contas em bancos em seu próprio nome ou ter cartões de crédito. Somente seus maridos poderiam lidar com dinheiro e caso fossem solteiras precisavam que seus pais assinassem um documento referente a isso.

 

5. Servir no exército

Em muitos lugares era proibido que mulheres servissem e em outros era muito raro. As mulheres só foram usadas pelo exército nas guerras, principalmente como enfermeiras.

 

6. Fazer parte de um júri

Veja também: Onde estão os atores de As Crônicas de Nárnia 16 anos após o primeiro filme

As mulheres eram consideradas frágeis e simpáticas demais para julgar qualquer coisa grave e por isso não tinham permissão para participar um júri. As mulheres só poderiam participar como réus ou terceiros.

 

7. Acesso fácil ao uso de pílulas anticoncepcionais

Somente no século XX o controle de natalidade se tornou legal e de começo era somente para mulheres casadas.

 

8. Ter seu próprio passaporte, caso fossem casadas

Quando se casava, a mulher era obrigada a ter um passaporte em conjunto com seu marido. Não era socialmente aceitável que uma mulher casada viajassem sozinha sem seu marido.

 

9. Trabalhar durante a gravidez

Veja também: Onde estão os atores de As Crônicas de Nárnia 16 anos após o primeiro filme

A discriminação sexual no passado das mulheres era muito grande. Contratadores poderiam negar trabalho à uma mulher grávida ou até mesmo demiti-las.

 

10. Ser advogada

Era permitido cursar a faculdade de direito, porém uma mulher seria negada sempre que quisesse exercer sua profissão.

Comentário