15 fotos icônicas que venceram o Prêmio Pulitzer

15 fotos icônicas que venceram o Prêmio Pulitzer

Fotos tem um poder muito grande de passar mensagens para o mundo.

A fotografia tem o poder de congelar o tempo e muitas vezes é nosso único elo com o passado. Com poder de contar grandes histórias e transmitir fortes sentimentos, muitas vezes retratam eventos históricos e inspiradores.

Fotos vencedoras do Prêmio Pulitzer chamam muita atenção por serem desafiadores e provocarem várias reações diferentes. Hoje mostramos algumas das melhores fotos que já venceram este prêmio.

 

1. O Beijo da Vida (1968)

Rocco Morabito registrou esse momento histórico onde um eletricista estava pendurado de cabeça para baixo ao ser atingido por 4.160 volts. Um colega de trabalho subiu e o resgatou com um boca a boca.

 

2. Fuga Para a Segurança (1966)

Veja também: 30 fotos para melhorar seu dia, caso esteja sendo ruim

Foto tirada por Kyochi Swada. Uma família vietnamita tentando atravessar o rio à nado para escapar da Operação Piranha. O fotógrafo procurou a família após vencer o prêmio e dividiu com eles a metade do dinheiro.

 

3. Fé e Segurança (1958)

Na foto, o policial Maurice Cullinane e o menino Allen Weaver de dois anos durante um desfile em Chinatown. O policial advertia a criança sobre ficar perto dos dragões quando clique foi feito. A foto foi tirada por William C Beall.

 

4. Ajuda do Padre (1963)

Uma foto irada em meio à guerra, uma imagem chocante de um soldado ferido abraçando um padre. A foto foi tirada por Hector Rondon.

 

5. Coretta Scott King (1969)

Coretta Scott Kind e sua filha Bernice em luto pela morte de Martin Luther King Jr. em abril de 1968. A foto foi tirada por Moneta Sleet Jr.

 

6. O Terror da Guerra (1973)

Nik Ut ganhou o prêmio por essa foto histórica que mostram uma criança de 9 anos correndo em direção à câmera após um ataque de napalm. Ut levou as crianças para o hospital, onde ela ficou por 14 meses antes de voltar para casa.

 

7. Colapso da Fuga de Incêndio (1976)

Stanley Forman imortalizou o momento em que uma garota de apenas 19 anos e sua afilhada de dois anos caiam de uma escada de incêndio em um apartamento em chamas. O acontecido fez com que as leis de escadas de incêndio mudassem nos EUA. A menina de 2 anos sobreviveu à queda, caindo em cima de sua madrinha que morreu depois de se ferir gravemente.

 

8. De Volta ao Lar (1944)

Veja também: 22 ilustrações que criticam e questionam a sociedade

Eerle Bunker esperou por mais de 24 horas pela chegada do Tenente Coronel Robert Moore, que estava voltando para casa após servir na Segunda Guerra Mundial.

 

9. Resgate na Ponte do Rio Pit (1954)

Virginia Shau foi a primeira mulher a receber o Prêmio Pulitzer de Fotografia. Enquanto levava seus pais para pescar, testemunhou um acidente de caminhou que deixou a cabine pendurada à 12 metros da ponte Pit River.

 

10. Voo de Refugiados Pela Ponte Destruída na Coreia (1951)

Max Desfor trabalhava como fotógrafo e estava viajando com as tropas americanas durante a guerra entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul. No dia 4 de dezembro, enquanto dirigia pela cidade de Pyongyang, percebeu uma ponte bombardeada cheia de refugiados da guerra tentando atravessar para o outro lado do rio.

 

11. Levantando a Bandeira em Iwo Jima (1945)

Essa foto icônica foi tirada por Joseph Rosenthal durante o final da Guerra do Pacífico, mostrando os marinheiros levantando a bandeira dos EUA no topo do Monte Suribachi, na ilha de Iwo Jima. Foi tão difícil chegar à esse ponto da ilha que o fotógrafo quase desistiu.

 

12. Tragédia ao Mar (1955)

O fotógrafo John L. Gaunt imortalizou a tragédia dos pais que acabavam de perder o filho no mar agitado. O casal estava andando pela praia e não percebeu que seu filho Michael estava brincando no mar e sendo puxado pela maré.

 

13. Motim de Grevistas da Ford (1942)

Esta foto foi tirada durante a greve de trabalhadores da fábrica da Ford, em 1941. Milton Brooks tirou a foto rapidamente, escondendo a câmera em seu casaco.

 

14. Passos Sérios (1962)

Veja também: Fotógrafo revela a realidade por trás de suas fotos incríveis

Esta foto foi tirada durante uma reunião sobre a crise cubana entre Dwight D. Eisenhower e JFK.  O momento foi fotografado logo após o secretário dizer “chega de fotos” e Paul Vathis dar dois tiros para trás.

 

15. O Salto da Morte do Hotel em Chamas (1947)

Foto da tragédia que matou 119 pessoas em um incêndio no Winecoff Hotel, em Atlanta. A foto foi tirada por um estudante em um momento de desespero.

Comentário