Animais pré-históricos bizarros que habitaram a Terra há milhões de anos atrás

Animais pré-históricos bizarros que habitaram a Terra há milhões de anos atrás

Milhões de anos atrás existiam espécies em nosso planeta que chegam a ser difícil imaginar, pois se assimilavam a verdadeiros monstros. Quase todos eles eram enormes e assustadores! Hoje só nos resta estudá-los através dos fósseis e outros sinais que a natureza vai deixando. Reunimos 10 bizarros animais pré-históricos que viveram em nossos continentes, confira a seguir:

1- Deinosuchus

Eram crocodilos gigantes que chegavam até 10 metros de comprimento, possuíam dentes equivalentes ao tamanho de uma banana e viviam na América do Norte entre 73 a 82 milhões de anos atrás! Sua principal fonte de alimentação eram as tartarugas e outros animais aquáticos, mas também entravam em brigas com dinossauros.

Leia também: Artista criativa imagina como seriam personagens da Marvel como vilões da Disney

2- Smilodon

É conhecido como o famoso tigre dente-de-sabre! Seus enormes caninos foram praticamente sua marca registrada. Ele viveu nas Américas entre 11,7 mil e 2,5 milhões de anos atrás. Existiam diversas espécies desse animal, mas no geral chegavam a pesar até 300kg. Porém, seus dentes gigantes eram bem frágeis e alguns acabavam os perdendo durante brigas. Se alimentavam principalmente de cavalos, mamutes, preguiças, e outros animais. Foram extintos devido à falta de presas, consequência das mudanças climáticas.

3- Urso-das-cavernas

Você pensa que os ursos que existem atualmente são grandes? O urso-das-cavernas chegava a ter quase 3 metros de altura, com o peso de quase uma tonelada! Estudos indicam que eles não matavam para se alimentar pois eram herbívoros, mas eram grandes assassinos. Tudo indica que essa espécie foi extinta devido à doenças e mudanças climáticas.

4- Titanoboa

Foi uma cobra gigante que viveu há 60 milhões de anos. Podia medir até 13 metros de comprimento e pesar mais de uma tonelada… Imagina esbarrar com uma dessas por aí!? Com a extinção dos dinossauros elas acabaram tomando conta da área, liderando a cadeia alimentar. Geralmente atacavam tartarugas gigantes, crocodilos e outros animais de grande porte!

5- Lobo-terrível

Eram grandes lobos, extremamente ferozes. Viveram nas Américas entre 10 a 125 mil anos atrás. Possuíam o pelo avermelhado e pesavam até 60 quilos. Atacavam as presas com a própria boca e se alimentavam de bisões, cavalos e filhotes de mamute!

6- Entelodonte

Seus dentes chegavam a medir o tamanho de um pulso humano, que os ajudavam a arrancar raízes e mastigar plantas. Devido ao tamanho de seus dentes, receberam o apelido de “Hell Pigs”, que significa “Porcos do Inferno”. Também se alimentavam de outros animais, mas apenas quando já os encontravam mortos. Eles viveram em diversos continentes e foram extintos por questões de adaptações ambientais e por terem sido foco de muitos predadores.

Leia também: Produtos que foram criados durante a guerra e fazem sucesso mundial até hoje

7- Megatério

Eram basicamente preguiças gigantes, chegando a medir até quase 4 metros de altura e pesar mais de 4 toneladas! Eles viviam na América do Sul entre 8 e 400 mil anos atrás. Possuíam garras que os ajudava a pegar frutas e subir em árvores. Até hoje não se sabe com precisão o que levou à extinção dessa espécie, mas tudo aponta entres as principais causas as doenças da época e mudanças climáticas. Alguns fósseis também indicam que esses animais eram caçados por humanos.

 

8- Rinoceronte-lanudo

Eram semelhantes aos nossos atuais rinocerontes! Pesavam cerca de 1 tonelada e mediam até 1,80m. Eram muito peludos e possuíam as pernas mais curtas. Viveram em vários continentes há cerca de 14 mil anos. Sua principal causa de extinção foram as caças feitas pelos próprios humanos.

Em 2020 um exemplar da espécie foi encontrado congelado na Sibéria após uma camada de gelo derreter. Seu corpo estava relativamente bem preservado, com os intestinos, os chifres e a pele em boas condições mesmo depois de tantos anos!

9- Glyptodon

Se você já assistiu “A Era do Gelo” provavelmente já viu um animal parecido com esse… Eram uma espécie de tatu gigante que viveram entre as Américas entre 5,3 milhões e 11700 anos atrás! Chegavam a pesar quase 2 toneladas,  mas eram criaturas muito tranquilas até mesmo para as outras espécies, já que eram herbívoros. Se protegiam com seu casco muito duro e sua cauda era utilizada quando precisavam atacar algum caçador. Eles foram extintos depois da Era do Gelo, pois serviam de alimento para os humanos e também não resistiram às mudanças climáticas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

10- Megalania Prisca

É um ancestral dos dragões de Komodo, pesavam mais de uma tonelada e foi o maior lagarto que já viveu no planeta Terra. Viveram entre 40 mil e 2 milhões de anos atrás. Se alimentavam de diversos animais, como cangurus, elefantes e tartarugas, e para capturá-los utilizava sua saliva venenosa, que matava as presas. Hipóteses indicam que esses animais foram extintos devido à ação humana, já que também se alimentavam de suas presas.

Comentário