Cientistas do passado que perderam a vida quando foram testar suas próprias invenções

Cientistas do passado que perderam a vida quando foram testar suas próprias invenções

Muitos inventores fizeram várias descobertas e criações que nos ajudaram a chegar nas tecnologias atuais, mas acabaram dando a vida por isso (literalmente). Reunimos a história de 10 cientistas que morreram devido a complicações com suas próprias invenções, confira a seguir:

1- Aurel Vlaicu

Aurel criou o primeiro planador de metal do mundo, porém ele morreu enquanto tentava planar em um de seus veículos em 13 de setembro de 1913.

Leia também: Artista criativa imagina como seriam personagens da Marvel como vilões da Disney

2- Alexander Bogdanov

O homem fez vários experimentos realizando transfusões de sangue no início dos anos 1920. Ele dizia que buscava alcançar a juventude eterna ou ao menos conseguir rejuvenescer um pouco. Ele acabou recebendo um sangue contaminado de uma jovem que estava com malária e tuberculose. Alexander não resistiu aos sintomas e acabou falecendo.

3- Otto Lilienthal

Ele foi uma figura muito importante na história da aviação! Participou de estudos sobre o voo das aves, que os correlacionava com o funcionamento dos aviões. Otto realizou vários voos planados, sempre quebrando recordes de altitudes. Porém, em 1896 acabou caindo de uma altura de 17 metros e morreu com a queda. Boatos sugerem que antes de morrer ele disse: “Sacrifícios precisam ser feitos”.

4- Henry Smolinski

Quem nunca quis andar em um carro voador? Esse homem não só queria como tentou colocar o projeto em prática! Misturou elementos de dois carros, montou um estudo e acoplou as asas… Acontece que durante o teste as asas caíram e mataram os dois engenheiros que estavam dentro, incluindo ele.

5- Thomas Midgley Jr.

Ele foi responsável pela criação de substâncias como o tetraetilchumbo (TEL) e pelos clorofluorocarbonos (CFCs). Acabou contraindo uma poliomielite que fez com que passasse a depender de cadeiras de rodas. Para facilitar sua vida inventou um sistema que ajudava a levantar da cama. Um dia a invenção falhou, resultando em um acidente que causou sua própria morte.

6- Valerian Abakovsky

Foi um austríaco que criou o Aerowagon, um trem super rápido! Ele faleceu enquanto retornava de um teste que inicialmente funcionou. Na volta o vagão acabou descarrilando, resultando na morte do inventor e mais 5 pessoas.

7- Horace Lawson Hunley

O homem construía submarinos e ficou muito famoso por isso! Porém, depois de criar um novo modelo resolveu acompanhar um treinamento, mas a equipe acabou sofrendo um acidente e ele e mais 7 ocupantes acabaram morrendo dentro do submarino.

8- Karel Soucek

Construiu um barril para atravessar as Cataratas do Niágara com inspiração em outras pessoas que tentaram fazer o mesmo. Em 1985 quando colocou seu objetivo em prática acabou colidindo contra uma caixa d’água e morreu no local. Será que o desenho Pica-Pau também serviu de inspiração para ele?

Leia também: Atores que participaram de filmes da Sessão da Tarde e marcaram gerações

9- Max Valier

Ele teve grande importância no desenvolvimento dos foguetes. Na época inventou os “carros foguetes”, que andavam por propulsão líquida. Em 1930 foi andar em um dos carros e no momento da impulsão o veículo explodiu, matando-o.

10- François Reichelt

Ele ficou famoso por inventar uma roupa voadora, que se assemelhava aos nossos atuais paraquedas. Ele mesmo resolveu testar sua criação, pulando do primeiro pavimento da famosa Torre Eiffel. A invenção acabou não funcionando e o homem caiu, morrendo antes de torrar o solo.

Comentário