Muitos inventores fizeram várias descobertas e criações que nos ajudaram a chegar nas tecnologias atuais, mas acabaram dando a vida por isso (literalmente). Reunimos a história de 10 cientistas que morreram devido a complicações com suas próprias invenções, confira a seguir:
Aurel criou o primeiro planador de metal do mundo, porém ele morreu enquanto tentava planar em um de seus veículos em 13 de setembro de 1913.
Leia também: Artista criativa imagina como seriam personagens da Marvel como vilões da Disney
O homem fez vários experimentos realizando transfusões de sangue no início dos anos 1920. Ele dizia que buscava alcançar a juventude eterna ou ao menos conseguir rejuvenescer um pouco. Ele acabou recebendo um sangue contaminado de uma jovem que estava com malária e tuberculose. Alexander não resistiu aos sintomas e acabou falecendo.
Ele foi uma figura muito importante na história da aviação! Participou de estudos sobre o voo das aves, que os correlacionava com o funcionamento dos aviões. Otto realizou vários voos planados, sempre quebrando recordes de altitudes. Porém, em 1896 acabou caindo de uma altura de 17 metros e morreu com a queda. Boatos sugerem que antes de morrer ele disse: “Sacrifícios precisam ser feitos”.
Quem nunca quis andar em um carro voador? Esse homem não só queria como tentou colocar o projeto em prática! Misturou elementos de dois carros, montou um estudo e acoplou as asas… Acontece que durante o teste as asas caíram e mataram os dois engenheiros que estavam dentro, incluindo ele.
Ele foi responsável pela criação de substâncias como o tetraetilchumbo (TEL) e pelos clorofluorocarbonos (CFCs). Acabou contraindo uma poliomielite que fez com que passasse a depender de cadeiras de rodas. Para facilitar sua vida inventou um sistema que ajudava a levantar da cama. Um dia a invenção falhou, resultando em um acidente que causou sua própria morte.
Foi um austríaco que criou o Aerowagon, um trem super rápido! Ele faleceu enquanto retornava de um teste que inicialmente funcionou. Na volta o vagão acabou descarrilando, resultando na morte do inventor e mais 5 pessoas.
O homem construía submarinos e ficou muito famoso por isso! Porém, depois de criar um novo modelo resolveu acompanhar um treinamento, mas a equipe acabou sofrendo um acidente e ele e mais 7 ocupantes acabaram morrendo dentro do submarino.
Construiu um barril para atravessar as Cataratas do Niágara com inspiração em outras pessoas que tentaram fazer o mesmo. Em 1985 quando colocou seu objetivo em prática acabou colidindo contra uma caixa d’água e morreu no local. Será que o desenho Pica-Pau também serviu de inspiração para ele?
Leia também: Atores que participaram de filmes da Sessão da Tarde e marcaram gerações
Ele teve grande importância no desenvolvimento dos foguetes. Na época inventou os “carros foguetes”, que andavam por propulsão líquida. Em 1930 foi andar em um dos carros e no momento da impulsão o veículo explodiu, matando-o.
Ele ficou famoso por inventar uma roupa voadora, que se assemelhava aos nossos atuais paraquedas. Ele mesmo resolveu testar sua criação, pulando do primeiro pavimento da famosa Torre Eiffel. A invenção acabou não funcionando e o homem caiu, morrendo antes de torrar o solo.