A natureza sempre dá um jeito de tomar de volta o que é seu, e isso acontece muito quando construções feitas pelo homem são abandonadas. Não demora muito para que o meio ambiente tome conta do lugar, que passa a ser invadido pelos fortes galhos verdes das plantas. Essa é uma cena forte e muito interessante de se observar, e esse fenômeno encantou o fotógrafo Jonk, que resolveu se dedicar a registrar esses lugares.
Veja também https://oanoe.com/jovem-usa-frigideira-como-tela-para-criar-desenhos-comestiveis-fora-do-comum/
Foi explorando os lugares desconhecidos das cidades que ele descobriu como gostava de admirar construções antigas em decomposição: “Vagando por lugares abandonados em busca de grafite, percebi a intensidade e a beleza espetacular da passagem do tempo: ferrugem, paredes pintadas em decomposição e descascando, janelas quebradas, forças naturais voltando para criar cenários inacreditáveis e incrivelmente fotogênicos. Para mim, toda aquela decadência urbana parecia poesia infinita,” conta ele.
Hoje Jonk se dedica somente a esse tipo de fotografia e tem um Instagram voltado para compartilhar lugares abandonados, além de um site. As imagens tiradas por ele conseguem capturar perfeitamente a beleza da natureza em conjunto com as construções em decomposição feitas pelo homem. Confira: