Gatinhos eram retratados de maneira bizarra em pinturas de artistas medievais

Gatinhos eram retratados de maneira bizarra em pinturas de artistas medievais

Os gatos tiveram grande participação na história da humanidade! Hoje estudos apontam registros deles com os humanos há mais de 10 mil anos atrás, isso ficou comprovado através de pinturas e até mesmo por múmias.

Antigamente era muito comum que as pessoas tivessem gatos apenas com intuito de espantar os ratos da casa, porém esses animais tem um histórico muito mais complexo! No Egito antigo eles eram adorados e encarados como seres mágicos, possuíam até mesmo uma deusa felina.

Entretanto, também houveram momentos da história nos quais os gatos foram vistos como seres demonizados, como por exemplo durante o desenvolvimento da Era Cristã. O papa Gregório IX chegou a determinar que acabassem com todos os pequenos felinos, e assim tentaram. Muitas pessoas os associavam a bruxaria e outras práticas que eram consideradas inadequadas, então a população desses animais acabou reduzindo drasticamente.

Tendo isso em vista, muitos artistas medievais foram influenciados pela Igreja e passaram a retratar os gatos como seres amaldiçoados em suas pinturas. Assim eles passaram a ter uma aparência medonha e melancólica, que podem acabar assustando em primeiro momento! Como consequência do extermínio, os ratos se reproduziram cada vez mais e isso contribuiu com o grave alastramento da Peste Negra na Europa.

Agora que você já sabe o porquê dessas pinturas bizarras, que tal conferir algumas delas a seguir?

1)

Leia também: Artista brasileiro recria como seriam os esqueletos de personagens animados famosos

2)

3)

4)

5)

6)

7)

Leia também: Internauta encontra fotografias raras de celebridades globais durante a infância

8)

9)

10)

11)

12)

13)

14)

Leia também: Ilustrador cria tirinhas hilárias que mostram como é o cotidiano das pessoas que convivem com gatos

15)

Comentário