Personagens famosos do folclore brasileiro que nos marcaram desde a infância

Personagens famosos do folclore brasileiro que nos marcaram desde a infância

A cultura brasileira é composta por um mix entre diversas nacionalidades, puxando histórias africanas, europeias e indígenas! Com isso, nasceram diversas lendas e histórias que se tornaram parte do folclore do Brasil. Alguns personagens marcantes nasceram desses mitos e nos marcaram desde crianças, confira alguns deles a seguir:

1- Saci Pererê

Um dos personagens mais conhecidos entre as lendas folclóricas do Brasil! Suas histórias têm origem no sul do país e ele ganhou ainda mais reconhecimento nacional depois das obras de Monteiro Lobato. O Saci é uma figura que só possui uma perna e ele nasceu de uma mistura da cultura africana e indígena.

Ele vive nas florestas e é conhecido por ter uma personalidade muito brincalhona, fazendo travessuras e enganando as pessoas! Além disso, a lenda também conta que ele gosta de incomodar os cavalos, implicando e fazendo tranças em suas crinas e rabos. Suas marcas registradas são o famoso cachimbo e seu gorro vermelho.

Leia também: Vilões bizarros que fizeram parte do universo do desenho Coragem, o Cão Covarde

2- Curupira

Esse é o famoso protetor da floresta! A figura nasceu da cultura indígena e no século XVI já haviam registros de sua lenda. A maior parte das histórias o retratam como um anão com os cabelos vermelhos, pele verde e pés virados para trás. Esse ser vive na natureza para defendê-la e atacar qualquer um que tentasse destruí-la! Contavam que o Curupira assustava caçadores e lenhadores, fazendo com que se perdessem na floresta e esquecessem o caminho de volta para casa.

3- Lobisomem

O lobisomem é uma figura caracterizada pela mistura de um homem com um lobo e é conhecida em todo o mundo, aparecendo em diversas lendas. Essa criatura representa um ser amaldiçoado que se transforma em lobisomem em todas as noites de lua cheia, se tornando incontrolável e aterrorizante. Sua origem é europeia, mas também existe sua versão brasileira!

Em cada região do Brasil é contada uma história… No Norte a lenda diz que são os homens com saúde prejudicada e anêmicos e que dessa forma se transformariam em lobisomens para que pudessem se alimentar de outros humanos e se fortalecer. Já no sul, contavam que os homens que se transformavam em lobisomem eram aqueles que cometiam incesto. No interior de São Paulo diziam que essa criatura invadia a casa para sequestrar e se alimentar de crianças, principalmente as que não eram batizadas.

Leia também: Fotógrafo reúne pessoas que fotografou anos atrás para recriar as mesmas fotografias

4- Mula sem cabeça

Outra lenda muito característica da cultura brasileira. O animal representa uma mula que no lugar da cabeça possui uma chama de fogo! A história conta que essa criatura representava as mulheres amaldiçoadas por namorarem com padres. Essa maldição só era quebrada quando alguém conseguia remover seus freios de ferro, fazendo com que a mulher se arrependesse dos atos cometidos.

5- Boto Cor-de-Rosa

É uma lenda com origem indígena que conta a história de um homem galã e muito conquistador! O Boto cor-de-rosa é um animal que se parece com um golfinho, mas vive na água doce. Mitos do folclore brasileiro contam que esse animal se transformava em um belo rapaz nas noites de lua cheia, assim ele aproveitava para seduzir mulheres, as engravidando e em seguida as abandonando.

Muitos contavam essa lenda para justificar casos em que as mulheres engravidavam sem estarem casadas, ou quando o pai da criança era desconhecido.

Leia também: Fotos comparam como estão os protagonistas de High School Musical hoje em dia

Comentário