Práticas que eram normais no passado, mas hoje em dia consideramos bizarras

Práticas que eram normais no passado, mas hoje em dia consideramos bizarras

Felizmente a cada dia que passa evoluímos cada vez mais, tanto no quesito sociedade quanto no quesito tecnologia! As ciências se unem cada vez mais, buscando explicações e argumentos para seguirmos um caminho mais adequado para o desenvolvimento humano. Pensando nisso, reunimos 10 práticas que eram comuns no passado, mas hoje as consideramos bizarras! Confira a seguir:

1- Enviar crianças pelo correio

No século 20 as leis permitiam que famílias enviassem crianças para outros lugares através de um serviço oferecido pelos Correios. Um funcionário acompanhava a criança até o destino final e o preço acabava saindo mais em conta que passagens de veículos convencionais.

2- Tratamentos com a cocaína

Antigamente essa droga era utilizada por médicos a fim de tratar tosses e até mesmo dor de dente! Era vendida normalmente em farmácias e alguns anúncios divulgavam seus “benefícios” para a saúde.

Leia mais: Fotógrafo reúne pessoas que fotografou anos atrás para recriar as mesmas fotografias

3- “Zoológico” humano

Essas cenas lamentáveis se repetiram em diversos países europeus, que pegavam pessoas africanas e asiáticas e as prendiam em cercados para que fossem expostas como animais. A foto abaixo marca um desses revoltantes momentos na Bélgica.

4- Falta de higiene

No período do Renascimento alguns médicos divulgaram que tomar banho com frequência poderia prejudicar a saúde, e assim as pessoas passaram a focar apenas na higiene das mãos e do rosto. Muitos nem trocavam as roupas, só davam uma disfarçada com seus perfumes.

5- Fumar durante a gestação

Antigamente alguns médicos recomendavam que as mulheres fumassem durante a gravidez para que “evitassem” as dores da gestação. Além disso, muitas mantinham o hábito de fumar até mesmo logo depois do parto, no período de cuidados delicados e amamentação.

6- Brinquedos radioativos

Até os anos 50 quase ninguém entendia o que eram os elementos radioativos e quais são os seus malefícios. Alguns brinquedos da época vinham acompanhados de substâncias tóxicas como o urânio e o polônio, e as crianças brincavam com eles para fingirem que estavam em um laboratório, totalmente arriscado…

7- Fumar dentro de aviões

Antigamente as pessoas fumavam muito mais aparentarem serem descoladas do que porque realmente gostavam, então era muito comum acenderem um cigarro em absolutamente qualquer ambiente, até mesmo restaurantes. Pior que isso, ainda era permitido que fumassem dentro de aviões! Hoje em dia todas as companhias proíbem esse ato.

8- Tratamentos médicos bizarros

Como tudo nesse mundo a medicina também teve grande evolução. No passado apelavam a técnicas bizarras como por exemplo cortar a língua para “curar” a cegueira ou até mesmo utilizar sanguessugas para tratar doenças. Uma das mais aterrorizantes era a lobotomia, que consistia em retirar um pedaço do lobo frontal de pacientes psiquiátricos, deixando-as em estado vegetativo.

9- Violação de sepulturas em nome da ciência

No passado alguns cientistas invadiam os cemitérios e destruíam sepulturas para pegar os cadáveres para estudos! Hoje já existem doadores voluntários, assim os centros de pesquisa e universidades conseguem oferecer aulas completas de anatomia humana.

Leia mais: Fotos comparam como estão os protagonistas de High School Musical hoje em dia

10- Punições agressivas

Apesar de ainda existirem países como o Irã e a Arábia Saudita que ainda fazem uso de algumas punições extremas, antigamente era comum em diversos continentes! Muitos locais resolviam problemas com decapitações, incinerações e outros métodos totalmente desumanos. O grande problema é que muitas das vezes as pessoas eram “punidas” por não concordarem com ideais políticos, regimes autoritários e segmentos religiosos.

Comentário